Paróquia promove formação voltada para a música na liturgia

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade realizou no último dia 19,  uma formação básica sobre a importância e função do canto e da música na liturgia, com a participação dos grupos que auxiliam em suas comunidades. Os trabalhos foram ministrados por Pe. Junior.

Conforme a Instrução Geral do Missal Romano: “O Apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembléia para aguardar a vinda do senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. Cl 3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (cf. At 2, 46). (…) Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembléia litúrgica” (IGMR, 39-40). O documento conciliar Sacrossanctum Concilium nos ajuda a compreender que a música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112). Logo, a música é a ‘alma’ da liturgia. Daí, o cuidado para a escolha de um repertório bíblico-litúrgico que expresse o verdadeiro sentido da liturgia que é a celebração do mistério pascal de Cristo.

A partir desta introdução fomos perpassando, ainda que brevemente, as partes da missa, compreendendo a função de cada canto, dentro da espiritualidade de cada tempo do decorrer do ano litúrgico para não instrumentalizar a liturgia ao mero gosto pessoal ou a um “palco de apresentações” (cantar a liturgia x cantar na liturgia). Buscamos conscientizar os presentes da função ministerial que exercem, da necessidade de uma boa preparação, a fim de promover o que tanto incentivou a reforma conciliar: uma participação ativa, consciente e frutuosa na sagrada Liturgia.