Campanha da Fraternidade tem como tema: “Fraternidade e Fome”

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2023, o tema é “Fraternidade e fome”e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Objetivo geral é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromisso que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Entre outras finalidades. a Campanha da Fraternidade procura levar as pessoas a compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais de uma economia no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; acolher o imperativo da Palavra de Deus que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna.

Cartaz da Campanha: Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Oração

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém

Para Reflexão

Não podes partir o Pão do domingo, se o teu coração estiver fechado aos irmãos. Não podes comer este pão, se não deres o pão aos famintos. Não podes partilhar deste Pão, se não partilhas aos sofrimentos de quem passa necessidade. No fim de tudo, inclusive das nossas solenes Liturgia Eucarísticas, restará apenas amor. E, já desde agora, as nossas Eucaristias transformam o mundo na medida em que nós mesmos nos deixamos transformar, tornando-nos pão partido para os outros.

Papa Francisco