Dez dias de muita oração e devoção à Nossa Senhora Aparecida
A Comunidade Nossa Senhora Aparecida teve mais uma vivência de profunda oração e devoção em mais uma Festa de sua Padroeira. Foram dez dias em que centenas de fieis participaram das missas e novena.
A cada dia da novena, os fieis iniciavam com a oração do terço na casa de um morador do bairro, em uma rua diferente. Depois de aclamarem Nossa Senhora Aparecida com orações, seguiam cantando em caminhada com a Imagem Peregrina até a Igreja para a celebração da Missa. No último dia da novena, a contemplação do terço aconteceu na entrada principal do bairro quando pediram bênçãos para todos os moradores.
Todos os dias da novena, os fiéis homenageavam a Santa com oferta de flores, em um gesto de agradecimento por tantas graças alcançadas. Festa celebrada em comunhão com todas as comunidades da Paróquia: Nossa Senhora do Rosário, São Cristóvão, Santa Cecília, Nossa Senhora das Graças, São Geraldo, Nossa Senhora da Piedade, IMAF e Santa Ifigênia/São Jorge. E também com as comunidades visinhas pertencentes à Paróquia de São Sebastião: Santo Expedito e Nossa Senhora Auxiliadora.
O dia 12 de outubro
A Igreja de Nossa Senhora Aparecida ficou repleta de fieis de toda Barbacena para a Missa Solene das 10h, presidida por Pe. Adilson. “Maria vai dizer a todos que auxiliam ali naquela festa. ‘Faça tudo o que vos disser’. É o que Ela pede de nós sempre. Nós vamos a Maria para que Ela nos leve a Jesus, pois é o nosso Salvado. E Deus sinaliza sempre na História, a mãe de Jesus apareceu em diversos lugares. E Ela também aparece no Brasil no ano de 1712 quando aqueles três pescadores: Domingos, Felipe e João, pescadores do Rio Paraíba do Sul encontraram a pequenina imagem de cor morena, simples, em pedaços, primeiro o corpo, e depois a cabeça. Ela apareceu também no Brasil. E a partir daí, uma grade devoção surgiu nesta Terra de Santa Cruz para com aquela imagem de Nossa Senhora da Conceição. E porque ali apareceu, ficou Nossa Senhora Aparecida. E seu culto se fundiu de maneira extraordinária. Hoje, é a maior devoção do povo brasileiro. Neste dia Festivo, nos unimos a todas as comunidades do Brasil para nos rendermos louvores à Nossa Senhora Aparecida e mãe de todos nós”, ressaltou Pe. Adilson em sua homilia.
E no final da tarde, os fieis saíram em procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorrendo não só as ruas do bairro, mas também do bairro São Jorge, em uma manifestação pública de fé, louvando e agradecendo. Ao retornarem, celebração da eucaristia presidida por Pe. Adilson e com a presença do Diácono Evanildo. Ao final uma emocionante homenagem a Nossa Senhora com a coroação realizada pelas mãos das moradoras Ângela e Maria Aparecida.