Um Jubileu celebrado em comunhão com toda Barbacena
A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em comunhão com todas suas comunidades, todas a paróquias de Barbacena, todos os movimentos, ministérios, grupos, irmandades e outros viveu com muito esplendor e glória viveu Jubileu da padroeira de Barbacena. Ao som do hino dedicado à Santa, todos os dias da novena, flores eram oferecidas em honrosa gratidão à Mãe de Deus. Também como homenagem jubilar escolas, entidades e irmandades coroaram Nossa Senhora com muita alegria e devoção com um gesto moldado pelo carinho e imenso amor para com a Piedade. Dias de olhares voltados para a Padroeira num pedido de graças, ou para agradecer por bênçãos alcançadas ou simplesmente para estar mais perto dela em oração.
E o exemplo de Nossa Senhora da Piedade foi sendo apresentado em cada homilia. “Mulher, eis o teu filho. Eis a tua mãe. São essas palavras que Nosso Senhor pronunciou na Cruz olhando para toda a humanidade representada por aquele discípulo que Ele amava. Nosso Senhor entrega sua mãe para ser a nossa mãe. Hoje nós nos alegramos para mais uma vez celebramos esta festa da Senhora da Piedade” – com estas palavras Dom Airton, Arcebispo de Mariana iniciou sua homilia na missa solene em honra à Nossa Senhora da Piedade, no dia 15 de setembro.
“Nossa Senhora da Piedade nos apresenta a nós como aquela que nos consola, segurando seu filho morto em seus braços, contemplou a grandeza de Deus naquele momento. Aos pés da cruz recebeu mais uma missão. Não era aquela que o anjo anunciava na anunciação de ser a mãe de Deus. Mas agora será a mãe de toda a humanidade. E toda a humanidade recebeu Nossa Senhora por mãe”, pontuou. Ressaltou ainda que Nossa Senhora é mãe de toda a humanidade, portanto consola a todos nós, quer acolher a todos e nos recebe com um abraço de mãe, não apenas como mãe de Deus acima de tudo e de todos. “Contemplemos nela a esperança que seu filho quis nos deixar”, destacou.
E a vivência deste amor de Nossa Senhora para com seus filhos foi invadindo o coração dos fieis. “Neste ano, o nosso olhar se volta mais uma vez para a mãe de Jesus, Maria – e queremos descobri nela a razão da nossa esperança. Maria é a discípula fiel de Jesus, portanto devemos nos perguntar – qual era a Esperança de Jesus? O que Jesus tinha no seu coração? O que ele desejava? A esperança de Jesus era anunciar e realizar com gestos de ternura o reino de Deus””, exclamou Dom Geovane, Bispo de Divinópolis ao presidir a missa das 15h, no dia dedicado à Nossa Senhora da Piedade.
E para demonstrar ainda mais o amor pela Mãe de Deus e nossa, os fieis saíram em procissão pelas ruas da área central da cidade minifestando sua fé e devoção à Santa. Por onde a caminha ia passando, moradores também realizaram seu amor a ela enfeitando suas casas, exaltando Nossa Senhora com chuvas de petas de rosas e muita música.
E na chegada da procissão ao Santuário Nossa Senhora da Piedade foi coroada e este ano com a participação dos funcionários da Paróquia. A coroação foi colocada pelas funcionárias Suely Suely de Oliveira e Fabíola Costa.