Um Jubileu de comunhão e muita devoção

O Jubileu de Nossa Senhora da Piedade foi uma vivência de comunhão fraterna com todas as Paróquias de Barbacena, ministérios, pastorais, movimentos, irmandades e serviços. A grande participação dos fieis nas celebrações mostrou a imensa devoção à padroeira da cidade. Dez dias de muita oração e louvor à Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e mãe todos os fiéis. Dias de homenagens à Senhora da Piedade com coroação e oferta de flores. A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade ao celebrar o Jubileu deu início à prepara para os 300 anos de criação da Paróquia a ser celebrado no ano e 2025.

Depois de percorrer, em procissão, várias ruas da cidade abençoando com muito amor a cidade de Barbacena e seus moradores, Nossa Senhora da Piedade foi coroada em frente ao Santuário. Este ano, a coroa foi colocada pelas mãos de Antônia Leandra Xavier de Almeida, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida. Seu nome foi sorteado para coroar Nossa Senhora na noite do dia 14. Leandra é Ministra da Eucaristia na comunidade.  

O dia 15, dedicado à Nossa Senhora da Piedade, foi também de grande participação de fieis nas seis missas. Em sua homilia, na missa solene das 10h, Dom José Eudes, bispo da Diocese de São João del Rei ressaltou que somos convidados e chamados a caminhar com a virgem Maria e pedir que Ela esteja sempre junto de cada um e nós que somos seus filhos e filhas.

“Que alegria para todos nós, presente nesse Santuário contemplarmos a imagem de nossa Mãe, a Senhora da Piedade. Cada um de nós que aqui viemos, não só neste dia dedicado a Ela, mas que aqui passamos por este Santuário, viemos aqui porque queremos pedir a proteção constante de Maria Nossa Mãe, a Senhora da Piedade na vida de cada um de nós que somos seus filhos e filhas. A mãe de Jesus é a causa da nossa alegria pois, de seu ventre materno nasceu o salvado” pontuou Dom Eudes.

Continuou dizendo que ”Maria é para toda  a Igreja uma presença forte da misericórdia de Deus e seus braços são lugares aconchegantes, onde com toda confiança podemos depositar à Senhora da Piedade nossas fraquezas, derrotas, ilusões, apostas, pois temos a certeza que seu coração de mãe é um refúgio poderoso para nos sustentar e nos mantermos firmes na nossa caminhada do dia a dia ainda que muitas vez nos encontramos caídos e sem coragem para prosseguir a nossa caminhada do dia a dia”.  Conclui destacando que ‘seja este dia uma oportunidade para todos nós nos colocarmos nos braços de Maria, a Senhora da Piedade, afim de que nos apresentemos ao seu filho’

Proponho a vivermos os grandes ensinamento de Maria deixou para cada um de nós que somos seus filhos e filhos e tenhamos a certeza que a Mãe da Piedade não nos abandona. Ela está sempre junto de cada um de nós que somos seus filhos e filhas.