Memorial
Ao término da cerimônia de bênção da Capela dedicada à Beata Isabel Cristina, aconteceu no início da noite do dia 11 de dezembro de 2022, a inauguração do Memorial que retrata a vida da Beata Isabel Cristina.
Nele as pessoas têm a oportunidade de verem diversos objetos que pertenciam à Beata, terem um pouco mais de conhecimento de todo o processo que a levou à beatificação. Um memorial tralhado nos mínimos detalhes e tudo moldado com muito amor pelo jornalista Márcio Cleber e pela paroquiana Ana Lúcia.
O resultado é fruto de muita dedicação, durante vários meses, de ampla leitura, separação de materiais e de entendimento mais profundo da vida de Isabel Cristina.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado – 9h às 13h
Domingo – 9h às 13h
Emoções no memorial da nossa Beata
Muita emoção e parece um sonho o envolvimento no trabalho de preparação do memorial da nossa Beata Isabel Cristina.
Assumi esta responsabilidade numa reunião do CPP e com poucos dias Diácono Prado me disse que tinha muita coisa. Fiquei a imaginar o que seria, porque eu e que precisaria de ajuda. Márcio Cleber se prontificou e sempre me perguntava quando iniciaríamos os trabalhos. Parece incrível, mas no dia 21 de junho o Diácono nos chamou, mostrou uma quantidade de caixas, um baú lacrado, nos confiou à desafiadora missão e no dia seguinte foi noticiada a beatificação para o dia 10 de dezembro.
Inicialmente ficamos sem saber por onde começar. Rezamos, sentíamos a presença d’Ela e a cada dia ficava mais gostoso. Quanto aprendizado!!! Tudo simples com jeitinho de uma criança feliz, uma adolescente que gostava de colecionar selos, moedas, figurinhas e uma jovem econômica que aproveitava até os panfletos para rascunho, os lápis pequenininhos, trabalhos manuais e como gostava de escrever mensagens na contracapa dos cadernos.
Márcio e eu descobrimos que sempre tinha algo referente a “borboletas” registrado no seu diário, textos escolares. As frases fortes, profundas, anotávamos, foram registradas no inventário e que ajudou no projeto do memorial. Foi sofrido o período da seleção das reportagens, mas o nosso jornalista brilhou e foi atento a cada detalhe. Para compensar, fizemos um “Retiro Espiritual” com as mensagens dos encontros de jovens com os Vicentinos. Encantador também o carinho dela com os pais, com o irmão, com amigas e as pessoas de sua convivência. Depois de tudo selecionado o arquiteto solicitou a medida de tudo e iniciamos então a limpeza, restauração minuciosa que nos encantou. Nossa ansiedade para iniciar a montagem concreta do memorial foi desafiante e o relógio não parou, mas valeu a pena. Depois de tudo preparado fiquei muito emocionada e vi o quanto a nossa Beata faz parte da minha vida e quantas bênçãos recebi. Obrigada meu amigo de missão, obrigada Ricardo, meu carinho especial ao Diácono Prado e ao Monsenhor Danival. O Postulador Dr. Paolo também nos cativou.
Ana Lúcia Monteiro Oliveira
Memorial.