Notícias


22/10/2020

Paróquia realiza Tríduo Preparatório para a ordenação diaconal


A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade realiza de 29 a 31 de outubro o Tríduo Preparatório para a ordenação diaconal de Evanildo Cândido Machado e de outros 13. Evanildo é da Comunidade São Cristóvão. O Tríduo acontecerá no Santuário de Nossa Senhora da Pidade, às 19h. O tema central da reflexão: “Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres”(Lc 4,18)
 
 
 
 
Tríduo Preparatório para a Ordenação dos Diáconos Permanentes
“Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres”(Lc 4,18)
 
 
 
1º dia do Tríduo – 29/10/2020
O SERVIÇO DA PALAVRA DE DEUS
 
REFRÃO MEDITATIVO: 
“Aquele que vos chamou. Aquele que vos chamou. É fiel, é fiel. Fiel é Aquele que vos chamou.” (bis)
 
            Amados irmãos e irmãs, somos “Amados e Chamados por Deus” e Ele nos envia para a missão. Felizes seremos se formos capazes de nos esvaziarmos de nós mesmos e fazermo-nos servos para amar, expressando este amor em gestos concretos de acolhida, perdão, humildade, serviço e consagração da vida. Estamos aqui reunidos para dar início ao tríduo de ordenação dos Diáconos Permanentes para o serviço da Igreja. A Arquidiocese de Mariana, a Escola Diaconal São Lourenço e a nossa Paróquia Nossa Senhora da Piedade, se unem ao acólito Evanildo Cândido Machado e aos seus companheiros que serão ordenados diáconos no próximo domingo, dia 1º de novembro, às 15 horas no Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete. Somos todos convidados a rezar por eles, a fim de que configurem suas vidas a exemplo do Cristo servidor, sendo fiéis aos valores do Evangelho e da Igreja, promovendo a vida e a esperança. São mais quatorze filhos de nossa Arquidiocese que são chamados a servir à Igreja como Diáconos Permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem e se consagrarão ao Senhor para anunciar a Boa Nova aos Pobres. Com alegria e entusiasmo, cantemos.
 
CANTO DE ENTRADA : Venham, venham todos, para a Ceia do Senhor
(Entra uma cruz, duas velas,  o cartaz da ordenação que ficará afixado para todos os dias e uma estola de Diácono)
 
Liturgia da Palavra: O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade e o uso da estola atravessada no peito mostra a horizontalidade de suas funções. Hoje destacamos O SERVIÇO DA PALAVRA DE DEUS. A missão do diácono é proclamar a Palavra de Deus, fonte de vida e salvação, com a voz e com o testemunho de sua vida. A Palavra que a nós é dirigida, é sinal de seu amor, de seu interesse, de sua bondade para conosco. Deixemos que ela ressoe profundamente em nosso coração.
 
 (Leituras do dia)
 
ACLAMAÇÃO: Só tu tens palavra de vida eterna
 
Preces:
Fortalecei, Deus de bondade, a Vossa Igreja, mãe e mestra, para cultivar sempre mais a vocação dos seus filhos ao serviço da Liturgia, da Palavra e da Caridade, nós vos pedimos...
 
SENHOR, QUE SEJAMOS DISCÍPULOS DE TUA PALAVRA!
 
      2.  Iluminai, Deus de bondade, todos os Missionários, para que sejam autênticos pastores                  e enxerguem a Vós  nas ovelhas, clamando por igualdade e dignidade, nós vos pedimos...
     
 3.  Abençoai, Deus de bondade, estes nossos futuros Diáconos Permanentes, para que participem de modo especial na missão e na graça de Cristo, e continuem a servir por meio deste  ministério  o vosso povo,  nós vos pedimos...
 
      4.  Suscitai, Deus de bondade, mais vocacionados à vida sacerdotal e religiosa, e que sejam verdadeiros servidores do Vosso Reino, pois a messe é grande e poucos os operários, nós vos pedimos...
 
Oração do Diácono permanente
Deus e Pai Nosso, fortalece com a graça do Espírito Santo os diáconos de vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunidade eclesial, o seu ministério de diáconos, seguindo os passos de vosso Filho, Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”.
Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados: que sejam autênticas “igrejas domésticas”, segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, e delas surjam vocações sacerdotais e religiosas. Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço, diácono e mártir, rogai pelos diáconos, servos do Povo de Deus!  Amém
 
OFERTÓRIO: Minha vida tem sentido
 
COMUNHÃO: O Pão da vida
 
CANTO FINAL: Há um barco esquecido na praia
 
 
2º dia do Tríduo – 30/10/2019
O SERVIÇO DA CARIDADE
 
REFRÃO MEDITATIVO: 
Senhor, chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou! (bis)
 
             Amados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro de “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo.” Rezemos neste 2º dia do tríduo pelo acólito de nossa Paróquia Evanildo Cândido Machado e pelos seus companheiros que serão ordenados Diáconos Permanentes. O ministério do diácono é voltado para o serviço da caridade, o maior serviço a Deus e ao próximo. Vai ao encontro das pessoas de qualquer religião ou raça, classe ou situação social, fazendo-se um servidor de todos como Jesus. Ele é apóstolo da caridade com os pobres, envolvido com a conquista da sua dignidade e dos seus direitos econômicos, políticos e sociais. Viver e crescer em comunidade é o convite que Jesus nos faz todos os dias. É na comunidade que aprendemos a aceitar o diferente e reconhecer nele traços do nosso bondoso Deus Trindade que é uma comunidade perfeita, formado por pessoas diferentes, mas por um mesmo amor. Vivendo em comunidade nós aprendemos a servir com alegria aqueles que estão junto de nós.  Com alegria e entusiasmo cantemos:
 
CANTO: Me chamaste
(Entra uma cruz, duas velas, uma faixa com o nome e uma foto, o estandarte da Comunidade São Cristóvão. No momento do ofertório, o pão (hóstia) e o vinho.)
 
Liturgia da Palavra: O serviço da caridade é importante para a Igreja. “Anunciar a Cristo” não significa apenas “falar de Cristo” como de um acontecimento histórico, mas algo mais, significa – anunciá-Lo de tal forma que Ele se torne presente. O Diácono consciente de sua missão na liturgia e na pregação, sabe que a caridade não pode ser somente pregada, mas deve ser vivida. Preparemos o nosso coração para escutarmos a Palavra de Deus.
 
(Leituras do dia)
 
ACLAMAÇÃO: Deixa-me ficar em paz
 
Preces:
1.Fortalecei, Deus de amor, a vossa Igreja, comunidade de fiéis, para que ajude os seus filhos e filhas a entenderem o valor de trabalharem juntos, assumindo assim o chamado realizado no batismo,nós nós vos pedimos...     
 
SENHOR, ABENÇOAI NOSSAS COMUNIDADES!
 
2.Capacitai, Deus de amor, os futuros Diáconos Permanentes em especial o Evanildo, para que valorizem a experiência comunitária, entendendo a comunidade como lugar onde se exerce o amor para o serviço, nós vos pedimos...
 
3.Ensinai, Deus de amor, nossas Comunidades, a alimentarem nas pessoas o espírito comunitário tão importante na vida do cristão, nós vos pedimos...
 
4.Abençoai, Deus de amor, a nossa paróquia Nossa Senhora da Piedade e que os fiéis  sejam comprometidos a rezarem pelas vocações, nós vos pedimos...
 
Oração pelas Vocações:  Senhor, mandai bons operários à vossa Igreja. Mandai missionários, como convém que sejam, para que trabalhem de modo eficaz na vossa vinha. Pessoas, meu Deus, desapegadas de si mesmas, das suas comodidades e dos bens terrenos. Não importa se em pequeno número, contanto que sejam bons. Senhor, concedei esta graça à vossa Igreja”. Amém.
 
OFERTÓRIO: Só em ti viverei
 
COMUNHÃO: Prova de amor
 
CANTO FINAL: Navegar
 
3º dia do Tríduo – 31/10/2019
O SERVIÇO DA LITURGIA
 
REFRÃO MEDITATIVO: 
Enviai Senhor, muitos operários para a Vossa messe, pois a messe é grande, Senhor e os operários são poucos. 
 
            Amados irmãos e irmãs, neste terceiro dia do nosso tríduo em preparação para a Ordenação dos Diáconos Permanentes, peçamos a Deus, que ajude este nosso irmão Evanildo Cândido Machado e seus companheiros, a exercerem este ministério com zelo, diligência, amor, servindo sempre com alegria. O diácono é testemunha qualificada da diaconia e do amor de Cristo pelos homens. Ele leva o Pão Eucarístico e traz para o altar as oferendas que exprimem a comunhão dos fiéis. Hoje somos convidados a rezar pela família do Evanildo, dos futuros Diáconos Permanentes e dos nossos seminaristas do Seminário São José, lembrando que a “Família é celeiro de vocações”, que o próprio Jesus teve uma família, e neste “celeiro” nutriu e fez crescer a sua vocação. Com alegria, entoemos o nosso canto de entrada.
 
CANTO : O Senhor é minha luz e salvação
 (Entra uma cruz, duas velas. Bacia, jarro e toalha simbolizando o Lava-pés, estola diaconal, mostrando a horizontalidade de suas funções.)
 
Liturgia da Palavra: No Serviço da Liturgia, o diácono tem funções próprias, é ordenado para servir e faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido. Fazer-se servo, é reconhecer a grandeza do amor de Deus, leva a enxergar o irmão porque se ama de verdade. É no amor e por amor que se serve. É fundamental nutrir-se constantemente da Eucaristia e viver a Palavra de Deus. Escutemos.
(Leituras do dia)
 
ACLAMAÇÃO: Buscai primeiro
 
Preces:
1-“Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos”! Senhor, que os jovens, alicerçados pela família e pela Igreja, possam sentir-se chamados a construção de um mundo melhor e mais fraterno, rezemos ao Senhor. 
 
ENVIAI SENHOR, OPERÁRIOS PARA A VOSSA MESSE.
 
2-“É graça estar pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem consagrado ao Senhor para anunciar a Boa Nova aos Pobres”. Senhor,  dai coragem, alegria e sabedoria ao Evanildo para que cumpra com fidelidade a missão que lhe é confiada, rezemos ao Senhor.
 
3- “A família é o berço das vocações”. Senhor, protegei e abençoai as nossas famílias e as famílias dos futuros Diáconos Permanentes, para que continuem sendo sempre igrejas domésticas a serviço das vocações, rezemos ao Senhor.
 
4- “Pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja”. Senhor, que este tríduo seja para a nossa paróquia um momento de fortalecer a nossa fé e de assumir nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo, rezemos ao Senhor.
 
Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.
 
OFERTÓRIO: Pão e vinho 
 
COMUNHÃO: Com grande graça
 
CANTO FINAL: Alma Missionária (Leva-me aonde os homens necessitem)
 
 
 
 
 
 
 
APRESENTAÇÃO PARA AS OUTRAS PARÓQUIAS
 
“ENVIOU-ME A ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES.” (Lc 4,18)
               
                 É com alegria que o SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Região Pastoral Mariana Sul apresenta esse Tríduo Vocacional às Paróquias da Região que têm candidato ao Diaconato Permanente. É um momento especial de muitas graças e bênçãos para as Paróquias. Preparemos com fé e unidos em oração. Como o texto foi preparado de forma especial para o tríduo do acólito Evanildo, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena, peço que cada paróquia adapte o roteiro à sua realidade, trocando o nome do acólito, quando necessário.
               Almejamos que a Ordenação dos Diáconos Permanentes seja um impulso vocacional para toda a nossa Arquidiocese e que possa incentivar as forças vivas da Igreja à oração, despertando novas vocações. Deus chama: “VEM E SEGUE-ME” e com alegria o que foi chamado aceita para trabalhar no Reino de Deus.
                Celebremos o tríduo vocacional preparando para a Ordenação dos Diáconos Permanentes no dia 01 de novembro de 2020, às 15 horas, no Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete/MG.
                 Que Maria, a primeira discípula e missionária de Jesus, possa interceder por estes nossos irmãos. Amém.
                  Rezemos sempre pelas vocações. 
                  
 
 
Pe. Afrânio Vieira de Almeida (Assessor do SAV RMS)
 
Leci Conceição do Nascimento (Coordenadora do SAV RMS)
 
Ana Lucia Monteiro Oliveira (Secretária do SAV RMS)