Notícias


28/11/2017

Encerramento da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e abertura do Ano do Laicato


 




Pobreza, juventude e família serão as prioridades da arquidiocese de Mariana para o próximo triênio. As três periferias foram eleitas, no último sábado (25), na 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em Mariana. A ideia é que cada uma dessas periferias seja trabalhada em um dos anos.

 

As propostas apontadas serão uma forma de concretizar o Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE 2016-2020). “O trabalho que será desenvolvido, tomando como referência as prioridades que foram apontadas para 2018, 2019 e 2020 são uma forma de concretizar as propostas do PAE, dando especial atenção para cada uma das prioridades escolhidas na assembleia arquidiocesana”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

 

O arcebispo acrescenta que em cada uma das prioridades as ações devem-se desdobrar em várias frentes. “Em torno da prioridade juventude deve-se dar um destaque para a educação, pois os jovens encontram exatamente neste processo, no mundo da educação. E dentro do mundo da educação dar um destaque muito especial para o mundo universitário, pela presença significativa de universitários dentro da arquidiocese de Mariana”, disse.

 

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, não é possível desconectar essas propostas do PAE. “As próprias propostas de ação se inspiram nas urgências da evangelização. Então, elas serão trabalhadas anualmente. Nós queremos fazer com que toda arquidiocese de Mariana, em 2018, esteja com todas as suas organizações voltadas para ações que nos tragam a consciência da realidade da pobreza no Brasil, em nossas comunidades e nos levem a uma ação efetiva de transformação. E isso que propõe o PAE. O PAE nos provoca a construir o reino a partir de Jesus, nós não podemos pensar no reino sem os pobres. Eu entendo que essas periferias são uma forma de concretizar o PAE, pela missão junto ao pobre, pelo resgate de sua dignidade”, ressalta.

 

Os próximos encaminhamentos sobre os trabalhos com essas prioridades serão dados pela coordenação arquidiocesana de pastoral.

 

 

 

A assembleia

 

A 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, iniciada na sexta-feira (24), teve como tema “Igreja em Saída a serviço do reino de Deus” e reuniu mais de 120 pessoas. Padre Geraldo ressalta que essa assembleia foi extremamente organizada e bastante madura. “Os participantes demonstraram muita maturidade, seja na acolhida do conteúdo oferecido, seja na contribuição, quando foram chamados a intervir, e sobretudo nas votações, com argumentações fortes, respeitosas. Então, essa foi uma assembleia que mostrou organização, comprometimento, sintonia com a Igreja no Brasil, mas com a realidade do país, e foi, sobretudo, uma oportunidade de uma comunhão muito forte, pois nós tivemos uma participação maior de pessoas, pela forma que nós convocamos, vindo os conselhos regionais, então mostrou uma comunhão muito forte”, finaliza.

 

 

Fonte: Arquidiocese de Mariana, 28/11/2017


Na Missa de encerramento da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, presidida por Dom Geraldo, aconteceu também a abertura do Ano do Laicato em nossa Arquidiocese de Mariana.


Confira (AQUI) a "Carta ao povo de Deus da arquidiocese de Mariana sobre o Ano do Laicato"