Notícias


02/03/2017

“Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”


 
   
    A cada ano, durante o tempo forte da Quaresma, a Igreja do Brasil promove a Campanha da Fraternidade. Aproveitando o tempo litúrgico propício para a conversão interior e a prática das boas obras, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) discute, nesse período, temas da mais alta relevância no cenário sócio-político-cultural de nossa nação. É assim desde 1962, ano da primeira Campanha da Fraternidade que, aos poucos, foi se expandindo e ganhando proporções surpreendentes.
 
    A Campanha da Fraternidade de 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15). Não é difícil perceber a importância e a atualidade dessa discussão, uma vez que estamos inseridos em um contexto de grande apelo ao lucro e, consequentemente, de pouco cuidado com nossos biomas, fonte de vida e dignidade para nosso povo.
 
    Isto é o que ressalta o Papa Francisco, em mensagem enviada ao Brasil por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade: “O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano [...], é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. [...] esta Campanha convida a contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas do Brasil – um verdadeiro dom de Deus – através da promoção de relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem.”
 
    Em nossa Arquidiocese, a Campanha da Fraternidade foi iniciada oficialmente com a Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na Praça da Sé, em Mariana. Na celebração, que marcou também o início do tempo litúrgico da Quaresma, com a imposição das cinzas, Dom Geraldo ressaltou a importância de engajarmo-nos na luta por justiça ambiental em nosso meio e reforçou, dentre outros aspectos, a importância do serviço, da reconciliação com os irmãos e da conversão pessoal para vivenciarmos bem esse tempo de preparação para a Páscoa.
 
    Para acessar a íntegra da mensagem do Papa Francisco, acesse:
    http://www.arqmariana.com.br/noticia/594/papa-envia-mensagem-para-a-cf-2017
 
José Mário Santana Barbosa