Notícias


01/02/2017

Festa da Apresentação do Senhor e Memória de São Brás


 

 

 
 
    “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. (Lc 2, 29-32)
 
    Aproximam-se duas datas de bela significação para as nossas comunidades de fé, que muito prezam pelos atos de piedade e oração. São a Festa da Apresentação do Senhor e a Memória litúrgica de São Brás.
 
    Na primeira, no próximo dia 02 de fevereiro, celebramos a apresentação de Jesus no Templo, momento de encontro do Menino e sua família com Simeão e Ana, idosos que ali moravam, esperando a vinda do Messias que, nesse dia, finalmente se mostraria a eles, como a Luz que o povo de Israel tanto esperava em sua busca pela plena libertação. Nesse dia, conforme antigo costume da Igreja, são abençoadas velas, convidando os fiéis a renovarem seu compromisso batismal, seguindo Jesus Cristo, nossa Luz, e a buscarem ser também luz em sua sociedade.
 
 
 
    Já no dia 03, celebramos a memória de São Brás, que foi médico e, posteriormente, Padre e Bispo. Vivendo em um tempo de muitas perseguições contra a comunidade cristã, o santo preferiu renunciar à própria a abandonar o seu seguimento integral a Jesus Cristo, ganhando, assim, a palma do martírio, sendo degolado, no século IV. Nas celebrações desse dia, acontece a tradicional bênção das gargantas, muito procurada pelos fiéis.
 
    Participe de nossas celebrações, durante esses dias. As bênçãos das velas e das gargantas acontecerão, no Santuário, durante as Missas das 07h, 15h e 19h.
 
 
José Mário Santana Barbosa