Dom Geovane


     

 

      Dom Geovane Luís da Silva nasceu, em Barbacena, aos 21 de junho de 1971. É o quarto filho do casal José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, cursou filosofia e teologia no Seminário São José de Mariana. Recebeu a Ordem do Diaconato no dia 19 de outubro de 1996. Sua Ordenação Sacerdotal se deu no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí, cidade onde cresceu e viveu.

    Sempre exerceu o seu ministério pastoral nas duas cidades históricas mais importantes da Arquidiocese: Ouro Preto e Mariana. Em Ouro Preto foi Vigário Paroquial, na Paróquia de Santa Ifigênia. No ano de 1998 foi transferido para Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Mariana, onde exerceu as seguintes funções: Pároco, Vigário Paroquial e Administrador Paroquial.

    Desde 1998 é Professor de Teologia Sacramental no Seminário de Mariana. Obteve o título de Mestre em 2005 pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática. Em sua tese de mestrado – “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental” – fez uma análise do Artigo 59 da Constituição Sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
    No ano de 2006 foi escolhido pelo Reitor do Seminário de Mariana – para exercer o cargo de Diretor Acadêmico do Curso de Teologia, onde ainda leciona as seguintes disciplinas: Introdução à Liturgia e Sacramentos; Batismo-Crisma-Eucaristia; Penitência e Unção dos Enfermos.
    Em 1999 foi nomeado Conselheiro da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana, cargo que ele ainda exerce até hoje. Durante cinco anos (1999 – 2003) exerceu a função de Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana onde realizou diversos serviços de revitalização, bem como a restauração de obras de arte do precioso acervo do Museu. Idealizador do projeto de restauração da Igreja do Rosário de Mariana onde será instalado o Museu Vieira Servas, fruto de uma parceria entre a Arquidiocese e o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
    Participou ativamente dos dois processos de Beatificação dos Servos de Deus, Dom Antônio Ferreira Viçoso e Isabel Cristina, exercendo no primeiro processo a função de Notário e no segundo recebeu o cargo de Teólogo Censor. Foi Coordenador da Catequese na Região Mariana-Norte.
     No dia 02 de maio de 2011, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade pelo nosso Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, e a partir de 2013 assumiu também a função de Vigário Episcopal, missão que exerceu até julho de 2016. Durante quase dois anos a função de assessor da pastoral litúrgica na Região Mariana Sul. Atualmente é pároco, professor no Seminário, Membro do Colégio dos Consultores e Promotor de Justiça no Processo de Beatificação do Servo de Deus Dom Luciano.
    No dia 02 de dezembro de 2016, foi nomeado Bispo Titular de Monte di Numidia e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Santo Padre, o Papa Francisco.
    No dia 25 de março de 2017, foi ordenado Bispo e no dia 05 de abril assumiu a função de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.