Notícias


04/10/2019

Igreja celebra Mês Missionário Extraordinário


Sob o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a Igreja iniciou no dia 1º de outubro o Mês Missionário Extraordinário (MME). A iniciativa, proposta pelo Papa Francisco, tem como objetivo despertar a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. 

 

Segundo o assessor do Conselho Missionário Diocesano, padre João Paulo da Silva, “a principal mensagem do tema é despertar toda Igreja para sua finalidade espiritual, pastoral e teológica que consiste em reconhecer, viver e convencer-nos de que a Missão é, e deve ser, cada vez mais o paradigma da vida e da obra de toda Igreja e portanto, de todo Cristão”.

 

Padre João Paulo explica que a proposta do MME pode ser compreendida em quatro dimensões. “O primeiro ponto é favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na Igreja. Segundo favorecer melhor conhecimento dos que testemunharam a missão, os santos. O terceiro é promover a melhor formação dos agentes e quarto despertar para a caridade missionária”, disse.

 

Arquidiocese

 

Na arquidiocese de Mariana algumas ações foram pensadas para a vivência deste mês nas comunidades e paróquias, como: fazer a celebração de abertura do mês nas paróquias, promover uma vigília na véspera do dia da coleta Missionária, agendada para o dia 20 de outubro, fazer a coleta para a Missão, escrever uma carta aos Missionários que estão fora da Arquidiocese, e promover a visita da Cruz Missionária nos eventos principais da Arquidiocese.

 

Padre João Paulo acrescenta que “as paróquias podem aproveitar o material fornecido pela CNBB para ajudar os membros de suas comunidades a se despertarem para a importância de abraçar a vida como um grande chamado de Deus em vista da conversão pessoal e a transformação da sociedade atual”.

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

 

Com o título “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2019 encontra-se encartada no subsídio da Novena Missionária.

 

“Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, e nos chama a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos”, diz o Papa Francisco em sua mensagem.

 

Oração do Mês Missionário Extraordinário

 

Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo,

ressuscitado dentre os mortos, confiou aos seus discípulos o mandato:

“Ide e fazei discípulos todos os povos”.

Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja.

Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça

de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes,

para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada,

encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo.

Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos

possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo,

Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo,

agora e para sempre.

Amém

 

 Fonte: Arquidiocese de Mariana