Notícias


16/03/2019

Padre Danival é eleito o novo represente dos presbíteros


Padre Danival Milagres, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, foi eleito o novo representante dos presbíteros da arquidiocese. Padre Paulo Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, foi escolhido como suplente. A eleição foi realizada no 29° Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos, entre os dias 11 a 14 de março, em Cachoeira do Campo.

Segundo padre Danival, ele acolheu o resultado da eleição com surpresa e alegria. “No primeiro momento, quando foram apresentados os indicados regionais, coloquei uma resistência de aceitar a indicação, devido às outras atividades que eu tenho na arquidiocese. Por surpresa, fui eleito. Fiquei feliz de perceber a confiança dos meus irmãos presbíteros. Mas, também, assumir consciente da responsabilidade que me foi confiada”, disse.

O representante dos presbíteros é o representante dos padres da arquidiocese junto aos conselhos arquidiocesanos e ao Regional Leste 2 da CNBB. Padre Danival explica que a  principal função do representante é articular a Pastoral Presbiteral na arquidiocese. “O representante dos presbíteros, juntamente com os demais representantes das regiões, unidos aos vigários forâneos e episcopais, têm a responsabilidade de articular e promover a Pastoral Presbiteral. Ele, também, deve ficar atento às necessidades dos nossos irmãos presbíteros e encaminhar soluções para as questões que apresentarem necessidade de um cuidado”, explica.

Na ocasião, também foram eleitos os representantes regionais dos presbíteros. Confira os nomes dos representantes:

Região Sul: Padre Afrânio Vieira de Almeida (Administrador Paroquial da Paróquia São Pedro, em Barbacena e padre Daniel Ângelo Henrique (Pároco da Paróquia Santa Bárbara do Tugúrio, em Santa Bárbara do Tugúrio

Região Norte: Padre José Geraldo de Coura (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado, Mariana e padre Alex Martins (Pároco na Paróquia São Caetano, em Monsenhor Horta, Mariana -.

Região Centro: Padre Luiz Antônio Reis (​Pároco da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega - MG) e padre Reginaldo Coelho da Costa (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga - MG).

Região Leste: Padre Francisco Maria de Castro (Pároco na Paróquia São Sebastião - Pedra do Anta - MG) e padre João Paulo da Silva (Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga - MG).

Região Oeste: Cônego Geraldo Francisco Leocadio (Reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus, em Congonhas - MG) e padre Thiago José Gomes (Administrador Paroquial da Paróquia São Brás, em São Brás do Suaçuí- MG).