Notícias


09/01/2019

Dom José Eudes toma posse na Diocese de São João del-Rei em fevereiro


O novo Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, tomará posse no dia 2 de fevereiro. A solenidade está prevista para as 16 horas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida da Concelebração Eucarística no Largo do Rosário.

 

Dom José será recebido e beijará a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sinal de sua entrega à Igreja de São João del-Rei. O momento acontecerá no interior da Catedral, onde ele irá se dirige à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecerá por alguns instantes em adoração, e venerar a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese.

 

No interior da Catedral haverá a leitura da Bula Pontifícia, a entrega do báculo pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e a apresentação da Cátedra (cadeira de onde presidirá a diocese) à dom José Eudes, quando ocorrerá a saudação ao empossado por parte de Dom Gil, Dom Waldemar, padre Dirceu Medeiros, dos Membros do Colégio de Consultores, e dos demais presbíteros da diocese.Depois, todos sairão em procissão para o Largo do Rosário, onde o recém empossado presidirá a celebração.

 

Dom José Eudes é natural de Barbacena e teve seu primeiro contato com a região de São João del-Rei no início de sua caminhada vocacional. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana.

 

Em 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, recebendo sua sagração episcopal no dia 15 de setembro, tomando pose na Diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012.

 

Aos 52 anos, foi nomeado para a Diocese de São João del-Rei, que estava em período vacante desde janeiro de 2018. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.