Notícias


01/12/2018

Advento, tempo de fraternidade e paz


 Aplanai os caminhos do Senhor! (Jo 1:23)

 

  O Advento, que deriva do latim "Adventus"; chegada, é o primeito tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal.

   Neste período, somos chamados a vivenciar, de forma mais intensa a fraternidade e a paz, sendo profetas da Boa Nova e nos preparando para a celebração do nascimento do Deus Menino. De modo especial a Liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns valores essenciais para os cristãos, como a alegria vigilante, a esperança, a pobreza e a conversão.

   É necessário compreender que Deus é fiel as suas promessas; "Pois o Senhor lhes dará um sinal: A Virgem conceberá e dará a luz a um filho, e o chamará de Emanuel.'' (Is 7:14). Daí a alegre expectativa, que deve ser não só lembrada mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá. Portanto não estamos diante de algo fictício, passado, mas sim de uma realidade concreta e atual.

   Este tempo também é propício à conversão, pois sem nos direcionarmos completamente a Cristo, não podemos vivenciar dignamente a expectiva de Sua vinda, lutando incansavelmente contra o pecado através de uma disposição e vivência maior da oração e meditação da Palavra.

   Neste tempo, precisamos também nos questionar sobre a vivência da pobreza. Não a pobreza material, mas a espiritual, pois é necessário que estejamos desapegandos dos bens materias para recebermos de forma mais digna aquEle que há de vir simples, manso e humilde. Abramos os nossos corações para acolhermos o Deus Menino da mesma forma que Maria e José acolheram.

Luiz Felipe L. da Silva