Notícias


15/10/2018

Mosteiro da Visitação: o poder da oração


 

 

Tomemos como tema de nossa meditação Lc.7,1-10: Um centurião romano ouviu falar de Jesus. Pôs atenção, meditou em seu coração, e ficou convencido de que Jesus era um enviado de Deus. Com a fé, cresceu também a humildade, Assim quando surgiu a necessidade de recorrer a Ele para que curasse seu servo, não se atreveu sequer a ir rogar-lhe pessoalmente. Preferiu recorrer aos anciãos judeus. O texto diz que Jesus logo foi com eles o que nos mostra como é agradável ao Bom Deus a intercessão que fazemos uns pelos outros. O mais interessante, é que este centurião, perseverando na sua humildade, sentiu-se indigno mesmo de receber o Senhor em sua casa e recorreu de novo à intercessão de amigos, enviando-os a explicar seu pensamento ao Senhor, (Lc.7,6-8) provocando sua admiração, que o fez declarar não ter encontrado tamanha fé em Israel.


Este episódio nos ensina quanto é agradável a Deus a oração humilde que fazemos por nossos irmãos como fez Nossa Senhora em Caná intercedendo pelos esposos. (Jo.2,1-11) Rezemos, pois por nós e peçamos também aos outros que rezem por nós, como faz  o Papa Francisco, que não cessa de pedir com toda humildade nossas orações. Este tão insistente pedido tocou de tal modo nossa comunidade, que nos levou a comprometermos a  rezar várias vezes ao dia esta pequenina oração composta por uma religiosa Visitandina de França aprovada e indulgenciada pelo


Santo Padre Pio IX: “Senhor Jesus, cobri com a proteção do vosso Sagrado Coração o nosso Santo Padre o Papa. Sede sua luz, sua força e seu consolo”. Do mesmo modo acontece igualmente com as pessoas a quem recorremos: vendo a grande confiança que pomos na sua intercessão, empenham-se mais, e conseguimos mais seguramente aquilo que desejamos.


Há ainda algo a aprender deste episódio segundo as próprias palavras de Jesus (Lc.8,18): “cuidai, portanto, do modo como ouvis! Pois ao que tem será dado;e ao que não tem mesmo o que pensa ter lhe será tirado”. Procuremos, pois ouvir a palavra de Deus com todo respeito e atenção, seja que nos venha pela leitura do Evangelho,  pelas pregações, ou pelas palavras do nosso próximo, para progredirmos na vida espiritual e dar consolação ao Sagrado Coração de Jesus.


Quer saber mais sobre o que é a Hora de Presença e conhecer o carisma das irmãs do Mosteiro da Visitação?


ASSOCIAÇÃO DA HORA DE PRESENÇA
Mosteiro da Visitação de Santa Maria
Rua Rosina Apolinário 170
ou C,P 378/ 36200-970
36204-130 Barbacena M.G.
Tels.: (32) 3333-3819 e (32) 9 8875-1815