Notícias


11/07/2018

Mosteiro da Visitação: em Deus temos a vida, o movimento e o ser


  

 

EM DEUS TEMOS A VIDA O MOVIMENTO E O SER (Atos dos Apóstolos 17,28)

 

Em muitas passagens do Evangelho, Jesus usa parábolas. Em João 15 de 1 a 7, Jesus se compara à videira para nos fazer compreender quão estreita é nossa união. Ele diz ser a videira e nós os ramos. Diz também que o Pai é o agricultor. E, para mostrar o interesse do Pai no cultivo da vinha, fala do cuidado que Ele emprega nesse trabalho feito, não de modo geral, mas personalizado ramo por ramo, atento ao progresso de cada um, cortando os ramos infrutíferos, e podando os bons, para que dê mais frutos. Detenhamo-nos na contemplação dessa imagem. Vejamos quanto ela é útil para nos manter na presença de Deus e fazer-nos crescer no amor e respeito para com Deus que está tão próximo da gente, trabalhando com amor para o nosso crescimento espiritual.


É o que nos propõe a Associação da Hora de Presença, a qual ensina essa prática de estar atentos ao Senhor sem deixarmos nossas ocupações, reservando a princípio uma hora, podendo com o tempo, estender-se, a todas as horas do dia porque, como diz Santa Joana Francisca de Chantal, “a oração é como um maná escondido; quem o encontra o saboreia, e saboreando, vem o desejo de sempre mais saboreá-lo”.


Viver assim é antecipar a vida que será a nossa por toda a eternidade: Viver na presença de Deus, envolvidos por seu amor. Jesus termina esta parábola com uma promessa consoladora: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e ser-vos-á concedido. (Jo.15,7)” Vale a pena! Com tão pouco esforço obtermos um tal resultado.


NOTA: Pedimos orações pela alma de dos associados falecidos:

Leonardo Afonso (no mês de maio) e Vicente de Paula Ferreira de Aragão (5 de junho) este último irmão da secretária deste centro de Barbacena Irmã Maria Margarida


Quer saber mais sobre o que é a Hora de Presença e conhecer o carisma das irmãs do Mosteiro da Visitação?


ASSOCIAÇÃO DA HORA DE PRESENÇA
Mosteiro da Visitação de Santa Maria
Rua Rosina Apolinário 170
ou C,P 378/ 36200-970
36204-130 Barbacena M.G.
Tels.: (32) 3333-3819 e (32) 9 8875-1815