Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Barbacena – Minas Gerais

Notícias


06/06/2018

Jubileu de Prata de Ordenação do Diácono Prado


 

 

Há 25 anos a Arquidiocese de Mariana ordenava o seu primeiro Diácono Permanente. A vida e a dedicação nos trabalhos pastorais da Igreja, assumidas de uma maneira edificante por Antônio Rodrigues do Prado, despertaram no Servo de Deus, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, a iniciativa de convidá-lo para se tornar Diácono.


Foi o próprio Dom Luciano que orientou o processo formativo, através do aprimoramento acadêmico e reflexão pastoral, bem como por meio dos contatos com a família que acolheu com fé amadurecida a graça da vocação. Sua Escola Diaconal transcorreu acrescida de retiros espirituais e engajamento em intensas experiências no campo da evangelização.


Quem é o Prado? Uma vida que foi se fazendo diaconia! Nascido em Itaguara, Minas Gerais, aos 29 de janeiro de 1935, desde cedo aprendeu com seus pais, Alvim e Lazarina, a amar a Igreja e dedicar tempo e vida à obra da evangelização. O trabalho o fez percorrer várias cidades: Belo Horizonte, Januária, Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Carandaí e, finalmente, Barbacena. Em todos os lugares por onde passou, o mesmo engajamento na vida da Igreja! Em Januária, conheceu Wanilda com quem se casou e, juntos, se tornaram verdadeiros apóstolos na vida pastoral das paróquias onde viveram. No mesmo caminho de participação, encontramos seus três filhos e os netos.


O Diaconato está presente na Igreja Católica desde as primeiras Comunidades. Ao ler sobre os questionamentos surgidos entre os cristãos de origem grega e os de origem hebraica, quanto à assistência oferecida a eles por parte dos Apóstolos, notamos como para terem mais tempo na sua missão, eles escolhem sete homens idôneos para exercer o diaconato, o serviço da caridade. (At 6,1-7).


Não é tão recente, mas, de alguns tempos para cá, a Igreja assumiu de novo este espaço de participação em sua presença missionária. Alguém pergunta: qual é mesmo a missão do Diácono hoje? O Diácono está ligado à missão do Bispo, para colaborar no serviço da caridade, da evangelização, mais perto dele. Ele recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem, participa do Sacerdócio Ministerial de Cristo. Cabe-lhe a missão de pregar a Palavra de Deus, em nome da Igreja; assistir e abençoar os Casamentos como testemunha qualificada; administrar o Sacramento do Batismo; abençoar as pessoas em nome de Deus; dar a bênção com o Santíssimo Sacramento e atuar, pastoralmente, incardinado à Arquidiocese.


Ocorrida no dia 29 de junho de 1993, a Ordenação do Diácono Prado reforçou os traços de uma Igreja em saída missionária, que vai às periferias existenciais, sociais e econômicas. O Diácono Prado prossegue fazendo o bem, através de sua vasta experiência eclesial, austera dedicação e invejável disposição ao trabalho, cotidianamente, por um perfil que o configura entre os mais ilustres membros de nossa Igreja Particular, verdadeira honra do Clero Marianense.


*Pároco de Santa Rita de Cássia em Viçosa - MG


Fonte: Arquidiocese de Mariana, 06/06/2018

 

Nossa paróquia se alegra muito pela vida e vocação do querido Diácono Prado, que tanto tem nos ajudado ao longo desses anos em nossas atividades, por ocasião dos 25 anos de sua ordenação diaconal! Que Deus o abençoe, pela intercessão de nossa padroeira, a Senhora da Piedade, cumulando-o com muitos anos de vida, saúde e paz em seu ministério.