Notícias


10/05/2018

Mosteiro da Visitação: a "dúvida" de Nossa Senhora


 

 

 

Maria é a bela flor, sobre a qual repousou o sopro do próprio Deus (São Francisco de Sales).


Refletir sobre a Mãe de Jesus traz alegria a um coração filial. Descobre-se sempre algo novo, que renova nosso amor e admiração pelas maravilhas que Deus nela operou. As colocações dos Evangelistas e até mesmo as diversas traduções da Bíblia podem nos proporcionar descobertas que projetam luzes sobre a figura da Mãe do Senhor. Por exemplo, a Bíblia de Jerusalém no capítulo 1, versículo 29, traduz: "Ela ficou intrigada com as palavras do Anjo". Para compreendermos esta palavra, recorremos a uma historinha verdadeira, contada por uma religiosa contemplativa: Tendo apenas 7 anos, ela encontrou com um senhor muito idoso com fama de santidade. As crianças, ao vê-lo, corriam todos para receber sua bênção e ele dizia-lhes uma palavra profética que a seu tempo se cumpria. Também Carminha ( esse é seu nome) aproximou-se para ser abençoada e o senhor disse-lhe ao ouvido “tu serás religiosa. Muito assustada porque nunca ouvira esta palavra, ela afastou-se e começou a pensar o que significaria isso. Resolveu não contar a ninguém, nem a sua mãe, porque poderia ser algo ruim e não queria fazê-la sofrer antecipadamente. Quando mais tarde perguntou as coleguinhas, o que tinham ouvido do tal senhor, constatou que a nenhuma ele dissera algo  semelhante e mais assustada ficou. Ela permaneceu  “intrigada”  até que a profecia se cumpriu: tendo decidido entrar para o mosteiro, soube que isto era tornara-se RELIGIOSA.


Voltando ao trecho evangélico que estamos meditando, compreendemos porque o anjo, apressou-se em sossegar à Virgem (Lc.1, 30) e nos damos conta, que a Mãe era, como nós, sujeita aos nossos temores e alegrias, precisando de ser esclarecida e sabendo humildemente pedir-lo. (Lc. 1,34).


Neste mesmo trecho no versículo 38 algumas Bíblias traduzem “Eis aqui” enquanto a Bíblia de Jerusalém diz “Eu sou a Serva do Senhor” é como se dissesse: “é o que sempre fui e quis ser, o que mais desejo! Ser a serva do Senhor!” Assim conseguimos compreender a Palavra de Deus, dispor-nos a imitá-la, crescendo no seu amor.


Quer saber mais sobre o que é a Hora de Presença e conhecer o carisma das irmãs do Mosteiro da Visitação?

 
ASSOCIAÇÃO DA HORA DE PRESENÇA
Mosteiro da Visitação de Santa Maria
Rua Rosina Apolinário 170
ou C,P 378/ 36200-970
36204-130 Barbacena M.G.
Tels.: (32) 3333-3819 e (32) 9 8875-1815