Notícias


22/11/2016

Inauguração do Relógio e Concerto Sinfônico no Santuário



   

   

    Muitas pessoas sempre perguntam quando o relógio voltará a funcionar. Após dois anos de trabalho, limpeza, ajustes e fabricação das peças da engrenagem do relógio, devolveremos à comunidade, o presente que recebemos do Imperador Dom Pedro II, em sua terceira visita a Barbacena em 1885.
    O relógio foi fabricado em Paris e ostenta no seu espelho, que será afixado novamente no exterior da torre direita, a seguinte inscrição: “Hora Sonans hic admonet urbem munera Petri” – “Quando aqui soa a hora, lembra a cidade o presente de Pedro”. Esta frase foi escrita pelo célebre poeta barbacenense Pe. Mestre José Joaquim Correia de Almeida.
    A torre direita do Santuário recebeu três novos sinos, a casa do relógio foi totalmente refeita seguindo os padrões exigidos pelo IPHAN, as escadas de acesso a ambas as torres foram refeitas quase que na sua totalidade. Agora tudo está pronto para receber a engrenagem do relógio.
    A inauguração será no dia 19 de dezembro, às 19:30, quando o relógio vai soar marcando o início de um belo Concerto Sinfônico no interior do Santuário. Neste dia contaremos com a presença da Banda Sinfônica Bom Jesus de Matosinhos, da cidade vizinha de São João Del Rei.